Pesquise neste blog

sábado, 15 de abril de 2017

Será que para toda a panelinha Au Pair, existe uma tampa Host Family? Como encontrar a Host Family perfeita? Como lidar com os problemas com a Host Family?

Como encontrar a Host Family perfeita?
Será que para toda a panelinha Au Pair, existe uma tampa Host Family?

Fazer o intercâmbio de Au Pair, exige muita coragem. Isso porque decidimos ficar longe da nossa família e amigos. Damos um tchau para nossa Zona de Conforto sem saber ao certo o que esperar.

No final das contas, decidimos fechar contrato com uma família que não conhecemos pessoalmente e que estará muito muito muito longe de tudo que conhecemos. Passamos a morar com essa família, dividindo os dias bons e os dias ruins. 

Sabe quando temos um dia ruim no trabalho e ficamos esperando o final de semana para fugir um pouco das chateações? Pois é! Au Pair não tem esse privilégio. Moramos onde trabalhamos. Durante todo nosso intercâmbio, estaremos convivendo com nossa família nos dias que queremos e nos dias que não queremos também.

"Ok, Flávia. Chega desse papo chato e bora falar onde está a Host Family perfeita."


Certo, certo, certo. Já vou contar tudinho. Primeiro vou responder um questionamento que sempre é polêmico e está na boca das antigas, atuais e futuras Au Pairs: Tem Host Family perfeita? Gente, claro que tem. Existe sim. Perfeitinha! Isso mesmo, existe a possibilidade de encontrar uma Host Family perfeita. Também existe a possibilidade de você ver um ET. Existe a possibilidade de você ficar bilionário ganhando na loteria. Existem possibilidades para tantas coisas.

Honestamente, tenho observado algo. Quando uma Au Pair compartilha nas redes sociais que ela tem uma Host Family perfeita, as chances dela estar com essa família há menos de 3 meses são altíssimas. Quem me motivou a escrever este texto, foi uma dessas meninas. Ela disse que era cruel muitas Au Pairs falarem que não tem Host Family perfeita e que a dela era. Eu comentei que estava feliz por ela e perguntei há quanto tempo ela era Au Pair. Não tive resposta e fui até o perfil dele. Lá, encontrei postagens que indicavam que ela era Au Pair há 2 semanas. Gentemmmmmm!!! Duas semanas!!!! É muita imaturidade tirar conclusões em uma semana. É óbvio que ela não teve tempo algum de analisar e saber se a família é ou não perfeita.  Eu desejo, profundamente, que ela viva essa perfeição durante todo o programa. Mas, não posso ignorar o fato de que ela está na fase da "lua de mel" e essa fase é, definitivamente, ótima.

Espera, não quero destruir as esperanças de ninguém. Lembre-se, ninguém pode afirmar que é impossível você ficar bilionário ganhando na loteria.

Isso não é ser negativa, como algumas futuras ou recém-chegadas Au Pair afirmam. Isso é pura realidade.

A boa notícia é que nem tudo é ruim. Vamos comparar o relacionamento de Au Pair e Host Families com um casamento. Quase todo mundo quer casar, quase todo mundo reclama, no início - em geral é uma maravilha, alguns se divorciam. Entre os que divorciam, alguns não querem mais saber de casamentos, outros já procuram um novo par. Com Au Pair, é parecido. Queremos o match, reclamamos sobre a Host Family, embora no início seja uma maravilha, algumas pedem rematch. Entre as que pedem o rematch, algumas não querem saber do programa, outras já procuram uma nova família. e assim por diante.

Quando uma Au Pair reclama de sua família, ela está apenas sendo Au Pair. É natural, em um relacionamento, termos decepções e não há nada de errado nisso. É importante entendermos isso. Precisamos entender que ao escolher uma família, vamos lidar com problemas e isso é super normal, isso é típico de qualquer tipo de relacionamento.

Algumas Host Families são simplesmente péssimas. Horríveis a ponto de serem expulsas de agências. Infelizmente, muitas vezes, não podemos prever. Algumas mentem, por exemplo. O que podemos ter em mente é que sempre é possível um rematch. E o "pior" que pode acontecer é voltarmos para casa e isso não é ruim.

Entretanto, tem muitas coisas que podemos detectar logo no início. Quero dizer, ainda que saibamos que a possibilidade de encontrar uma Host Family perfeita é  a mesma de ficarmos bilionários na loteria, podemos tomar passos para conseguirmos uma boa Host Family.

Inicialmente, é importante cada um questionar a si próprio quais são as prioridades a serem consideradas. Se eu sou baladeira, preciso procurar uma família que não me impõe curfew. Se eu tenho dificuldade em lidar com adolescentes, preciso encontrar uma família que tenha bebês ou criancinhas, e assim por diante.

Quer dizer, muitas coisas, podemos resolver ainda na entrevista, se deixarmos de lado nosso desespero pelo match. Uma família entrou em contato comigo e reclamou do piercing que tenho no nariz. Sinceramente, eu não me importaria de tirar meu piercing. Mas, entendi que a família tinha uma perfil que não me agradaria. Para mim, era importante que a família não me cobrasse religiosidade alguma, então, esse era um assunto que eu tratava logo na entrevista. Claro que eu tinha medo de eles acharem ruim eu perguntar isso, mas era mais importante ter um match com uma família que respeitasse o que é importante para mim, do que aceitar tudo o que não quero. Faça perguntas que são importante para você e não ignore coisas que já na entrevista ou no perfil da família tenha te incomodado.

Depois da entrevista, tem os primeiros dias na casa da Host Family e esse período pode ser bem decisivo. Devemos dosar uma atitude ativa com a passiva. Ou seja, por um lado, devemos estabelecer regrinhas para a família não abusar. Por exemplo, não ficar mais tempo do que devemos trabalhar porque ficamos sem graças. A família está atrasada, já mostre seu posicionamento. Seja ativa e não aceite. Por outro lado, devemos ter nosso lado passivo. Como em todo o relacionamento, é importante abrirmos mãos de algumas coisas. Ter o equilíbrio entre ser ativo e ser passivo sempre foi uma das minhas maiores dificuldades e foi algo que me atrapalhou muito. Aprender a dizer não, pode ser um grande desafio.

Com o tempo, a intimidade criada entre Host Family e Au Pair, pode ser bem positiva, mas traz também outros probleminhas. Se a família está abusando da Au Pair, ainda que emocionalmente, eu acredito que o Rematch seja a melhor saída. Mas, em outros casos, como coisas temporárias (a vó das crianças veio passar as férias e opina demais de irritando) ou coisas muito pequenas, o ideal é tentar se desligar. Eu usei a meditação e isso me ajudou muito. Procurava instruções no youtube e me acalmava muito. Também, é importantíssimo lutarmos para termos uma vida além da Host Family. Quer dizer, por mais que nos sintamos cansados, é essencial, sairmos com amigos ou dar uma caminhada mesmo que em volta da rua, Se trancar no quarto todos os dias não vai ajudar. Tente evitar isso. Também, não leve as coisas tão a sério. Minha Host Mom, às vezes, brigava com o marido e ficava de mau humor. No início eu sofria, depois, passei a me desligar. Esse não era um problema meu. Alias, entenda isso, como Au Pair ou não: não sofra com os problemas que você não pode resolver.

Para finalizar, quero deixar um conselho para as futuras Au Pairs. Quando você ver as inúmeras reclamações das Au Pair sobre suas Host Families, não as julgue, seja paciente e tente entender. Você provavelmente estará em situações similares quando for Au Pair. Quando ver uma Au Pair falando que sua Host Family é perfeita, fique feliz por ela, mas entenda que é uma questão de tempo para os problemas aparecerem. E não precisa ficar com medo, cada caso é um caso e você só saberá o seu caso se se permitir vivê-lo. Tenha em mente, também, que os problemas surgirão e quase todos eles poderão ser resolvidos. Você aprenderá muito. E, mais, além dos problemas, você viverá experiências magníficas e inesquecíveis.
Boa sorte!  Que sua Host Family te traga muitas boas memórias!




Já conhece meu canal no Youtube? Ainda não? Corre lá www.youtube.com/c/flaviazayas, se inscreva e aproveite! Também tenho um instagram com dicas de inglês o/ @inglesflaviazayas

Nenhum comentário:

Postar um comentário