Pesquise neste blog

sábado, 15 de abril de 2017

Au Pair - O que as Host Families perguntam nas entrevistas? E quanto às perguntas das(os) Au Pairs?

Quando decidimos ser Au Pair, estamos tomando um grande passo em nossas vidas. Em geral, somos jovens e lotadas(os) de sonhos. Se você for como eu e nunca tiver saído de casa por mais de uma semana antes disso, o passo é ainda maior.

Primeiro ficamos curiosas(os) sobre qual a melhor agência, quais os passos mais sábios para tomarmos inicialmente, e assim por diante. Depois que tomamos as primeiras decisões, começam as ansiedades a respeito de como se dará todo o processo até colocarmos nossos pés no país estrangeiro que no meu caso foi os Estados Unidos.  Uma das coisas que nos questionamos e nos cobramos muito é sobre as entrevistas com as famílias e hoje decidi comentar um pouco quais perguntas as famílias me faziam geralmente e quais perguntas as Au Pairs poderiam fazer.




Em geral, as agências usam o seguinte método para ocorrer um match entre a Au Pair e a Host Family: A Au Pair faz um perfil, disponibiliza para a agência. As Host Families têm acesso a esses perfis e escolhem aqueles que mais lhes agradam, depois disso, contatam a Au Pair. Ao gostar do perfil da Au Pair, a Host Family envia-lhe um "interesse", mas isso é feito pelo programa da agência, não significa que de fato a Host Family vá conversar com a(o) Au Pair. No início, eu me sentia insegura de enviar um e-mail para a Host Family antes que ela enviasse para mim. Eu esperava que a família me contatasse primeiro. Com o tempo, mudei de ideia e ponderei que caso a família tivesse tido interesse pelo meu perfil, não teria problema algum mandar um e-mail a ela falando sobre o meu interesse. Então, eu analisava e se gostasse também do perfil da família, enviava um e-mail resumindo um pouco sobre mim e demonstrando meu interesse. Nunca tive problemas com isso, não sei se foi o melhor ou não, o que posso afirmar é que foi o que decidi fazer na época.

Enfim, ao conseguir contato com as famílias, em geral, combinávamos conversar por skype e mesmo com um inglês capengando, eu conseguia conversar o básico.



As perguntas que eu mais recebia eram basicamente estas:

  • Por que você quer ser Au Pair?
  • Por que você acha que seria uma boa Au Pair?
  • Qual sua experiência com crianças?
  • Que tipo de brincadeiras educativas você faria com as crianças?
  • Como você lidaria com uma situação x (por exemplo, as crianças fazendo birras ou as crianças agitadas e o dia estar chuvoso, etc)
  • O que você quer estudar?
  • Qual sua experiência em dirigir carros?
  • O que você pretende fazer em seu tempo livre?
  • Como você lidará com a homesick?
Essas perguntas são as mais gerais e independente do perfil da família, geralmente eram perguntadas. As demais perguntas, em geral, envolviam a realidade das famílias. Veja alguns exemplos de perguntas mais específicas que foram feitas para mim:
  • Como você lidaria com uma família vegana?
  • Você se importaria de viajar todas as semanas? Temos duas casas, uma em Pensilvânia e a outra em Nova Iorque.
  • Você sabe Art & Craft. Eu quero que minha filha faça pelo menos uma Art & Craft por dia?
  • Qual sua experiência em dirigir na estrada?
  • Eu sou alérgica a alho, seria um problema para você não ter alho de modo algum em casa?
  • Somos judeus e as compras de casa só podem ser feitas em alguns mercados específicos, além disso, seguimos regras sobre a alimentação, não misturamos carne e queijo, por exemplo. Você se sentiria à vontade em seguir nossa dieta e apenas ter uma dieta diferente fora da nossa casa?
E por aí vai. Como cada família tem suas similaridades, as perguntas serão feitas de acordo com que a família quer de você. As famílias perguntam tudinho e a(o) Au Pair será cobrada(o) mais tarde pela família à partir do que respondeu. Ah! Vai! Então, eu gostaria de entender por que raios algumas(ns) Au Pairs não fazem perguntas que são importantes para elas? É um medo de perder o match que se esquecem da importância em ter o match com uma família que se encaixe no seu próprio perfil. 

Claro que é importante o bom senso e não sair fazendo umas perguntas inúteis ou sem cabimento. Contudo, algumas perguntas são bem importantes para que a(o) Au Pair também tenha noção de onde ela(e) vai pisar. A realidade mesmo só é conhecida na prática, no entanto, já é possível ter uma ideia de como pode ser a rotina e exigências da família e isso ajuda muito. Por isso, veja o que é prioridade para você e faça sim perguntas. Por exemplo, se para você é muito importante não ter horário para chegar em casa, você quer passear nas noitadas, pergunte sobre isso para a Host Family, porque se você não perguntar e a família decidir passar um curfew, sorry!!! Mas, eles estarão fazendo o que é permitido. Tem famílias que se apegam a isso, outras não, se isso for importante para você, já descarte aquelas que não lhe permitiriam sair pelas madrugadas, já evita um problemão. Por exemplo, eu nunca fui muito de passear à noite. Gosto, mas só de vez em quando, então, para mim, isso não era nem um pingo importante, nem perdi meu tempo perguntando sobre isso. Só para vocês terem uma ideia, ambas minhas famílias me deram o curfew para voltar até 00:00 quando eu fosse trabalhar no dia seguinte. Nos dias que eu não fosse trabalhar, tinha sinal verde para voltar a hora que quisesse. E olha que cheguei nos EUA como Au Pair com quase 27 anos :O .

Voltando as nossas perguntas, outra coisa interessante é você perguntar sobre as crianças. Isso vai mostrar para as famílias que você se interessa pelas crianças e não está indo pelo programa Au Pair só pro causa do preço hahaha, mas também será útil para você. Afinal, a maior parte do seu tempo gasto é ao lado das crianças. É importantíssimo você saber como são as crianças que você cuidará.

Resumindo, é relevante perguntar o que for essencial para você e também o que vai afetar sua vida quando for Au Pair.

Sugestões de algumas perguntas:
  • Qual a normal rotina das kids?
  • Quais as atividades que as kids mais gostam  de fazer?
  • As kids têm alguma alergia?
  • Qual a melhor maneira de lidar com as kids quando elas estão tem temper (aquelas birrinhas, sabe?)
  • Qual o meu curfew? (horário limite para chegar em casa)
  • Eu posso usar o carro? Tem transporte público?
  • Tem Universidades e/ou Community Colllege ao redor?
  • Quais minhas responsabilidades como Au Pair?
Essas e outras perguntas ligadas ao seu dia a dia e sua realidade, são importante de serem feitas. Também, existem perguntas mais específicas. Por exemplo, como não sou religiosa e jamais quero me sentir forçada a participar de qualquer coisa religiosa, eu questionava sobre como a família se sentia diante disso. Então, aquela família mais religiosa e que quisesse que a Au Pair a seguisse, já saberia que eu não seria a  pessoa ideal e no final das contas, todos ficávamos felizes. Só por curiosidade, eu até participei de alguns eventos religiosos dos quais me diverti e gostei, mas nunca fui forçada, muito menos me senti forçada a ir, simplesmente fui por minha total vontade.

Quando for possível faça perguntas por e-mail. Na maior parte das vezes, a entrevista ocorre por Skype e não dá pra fazer isso, mas quando der, vale a pena! ;) Para qualquer coisa profissional, os e-mail podem servir como documentos. Por exemplo, se a família se compromete a deixar a(o) Au Pair escolher os dias de férias que ela(e) vai ter durante o intercâmbio e mudam de ideia sem a aprovação da Au Pair, o e-mail que constava o comprometimento da Host Family pode ser útil. E sabe, vou além, quando for combinar alguma coisa com a Host Family, pode exemplo, sobre os estudos ou o que for, realmente, tente usar o e-mail. Lá vai aparecer certinho como foi a conversa e como ambos lidaram com a situação. E-mail é mara!

Está vendo? Mais simples do que você pensava, não é mesmo? Então, bora ser entrevistada(o).

Quer conhecer um pouco da Rotina com as Kids? Dá uma olhada no vídeo abaixo que eu conto a experiência que tive com duas famílias:





Aproveitem e se inscrevam no meu canal para ter dicas sobre a Vida de Au Pair, também, curiosidades e informações sobre os Estados Unidos e a Língua Inglesa ;) Basta acessar o link a seguir e clicar em "inscreva-se"
www.youtube.com/c/flaviazayas

Follow me o/

Snapchat: flaviazayas

Instagram: @inglesflaviazayas e @flaviazayas
Facebook: www.facebook.com/flazayas

Nenhum comentário:

Postar um comentário