Primeiro ficamos curiosas(os) sobre qual a melhor agência, quais os passos mais sábios para tomarmos inicialmente, e assim por diante. Depois que tomamos as primeiras decisões, começam as ansiedades a respeito de como se dará todo o processo até colocarmos nossos pés no país estrangeiro que no meu caso foi os Estados Unidos. Uma das coisas que nos questionamos e nos cobramos muito é sobre as entrevistas com as famílias e hoje decidi comentar um pouco quais perguntas as famílias me faziam geralmente e quais perguntas as Au Pairs poderiam fazer.
Em geral, as agências usam o seguinte método para ocorrer um match entre a Au Pair e a Host Family: A Au Pair faz um perfil, disponibiliza para a agência. As Host Families têm acesso a esses perfis e escolhem aqueles que mais lhes agradam, depois disso, contatam a Au Pair. Ao gostar do perfil da Au Pair, a Host Family envia-lhe um "interesse", mas isso é feito pelo programa da agência, não significa que de fato a Host Family vá conversar com a(o) Au Pair. No início, eu me sentia insegura de enviar um e-mail para a Host Family antes que ela enviasse para mim. Eu esperava que a família me contatasse primeiro. Com o tempo, mudei de ideia e ponderei que caso a família tivesse tido interesse pelo meu perfil, não teria problema algum mandar um e-mail a ela falando sobre o meu interesse. Então, eu analisava e se gostasse também do perfil da família, enviava um e-mail resumindo um pouco sobre mim e demonstrando meu interesse. Nunca tive problemas com isso, não sei se foi o melhor ou não, o que posso afirmar é que foi o que decidi fazer na época.
Enfim, ao conseguir contato com as famílias, em geral, combinávamos conversar por skype e mesmo com um inglês capengando, eu conseguia conversar o básico.
As perguntas que eu mais recebia eram basicamente estas:
- Por que você quer ser Au Pair?
- Por que você acha que seria uma boa Au Pair?
- Qual sua experiência com crianças?
- Que tipo de brincadeiras educativas você faria com as crianças?
- Como você lidaria com uma situação x (por exemplo, as crianças fazendo birras ou as crianças agitadas e o dia estar chuvoso, etc)
- O que você quer estudar?
- Qual sua experiência em dirigir carros?
- O que você pretende fazer em seu tempo livre?
- Como você lidará com a homesick?
Essas perguntas são as mais gerais e independente do perfil da família, geralmente eram perguntadas. As demais perguntas, em geral, envolviam a realidade das famílias. Veja alguns exemplos de perguntas mais específicas que foram feitas para mim:
- Como você lidaria com uma família vegana?
- Você se importaria de viajar todas as semanas? Temos duas casas, uma em Pensilvânia e a outra em Nova Iorque.
- Você sabe Art & Craft. Eu quero que minha filha faça pelo menos uma Art & Craft por dia?
- Qual sua experiência em dirigir na estrada?
- Eu sou alérgica a alho, seria um problema para você não ter alho de modo algum em casa?
- Somos judeus e as compras de casa só podem ser feitas em alguns mercados específicos, além disso, seguimos regras sobre a alimentação, não misturamos carne e queijo, por exemplo. Você se sentiria à vontade em seguir nossa dieta e apenas ter uma dieta diferente fora da nossa casa?
E por aí vai. Como cada família tem suas similaridades, as perguntas serão feitas de acordo com que a família quer de você. As famílias perguntam tudinho e a(o) Au Pair será cobrada(o) mais tarde pela família à partir do que respondeu. Ah! Vai! Então, eu gostaria de entender por que raios algumas(ns) Au Pairs não fazem perguntas que são importantes para elas? É um medo de perder o match que se esquecem da importância em ter o match com uma família que se encaixe no seu próprio perfil.

Voltando as nossas perguntas, outra coisa interessante é você perguntar sobre as crianças. Isso vai mostrar para as famílias que você se interessa pelas crianças e não está indo pelo programa Au Pair só pro causa do preço hahaha, mas também será útil para você. Afinal, a maior parte do seu tempo gasto é ao lado das crianças. É importantíssimo você saber como são as crianças que você cuidará.
Resumindo, é relevante perguntar o que for essencial para você e também o que vai afetar sua vida quando for Au Pair.
Sugestões de algumas perguntas:
- Qual a normal rotina das kids?
- Quais as atividades que as kids mais gostam de fazer?
- As kids têm alguma alergia?
- Qual a melhor maneira de lidar com as kids quando elas estão tem temper (aquelas birrinhas, sabe?)
- Qual o meu curfew? (horário limite para chegar em casa)
- Eu posso usar o carro? Tem transporte público?
- Tem Universidades e/ou Community Colllege ao redor?
- Quais minhas responsabilidades como Au Pair?
Essas e outras perguntas ligadas ao seu dia a dia e sua realidade, são importante de serem feitas. Também, existem perguntas mais específicas. Por exemplo, como não sou religiosa e jamais quero me sentir forçada a participar de qualquer coisa religiosa, eu questionava sobre como a família se sentia diante disso. Então, aquela família mais religiosa e que quisesse que a Au Pair a seguisse, já saberia que eu não seria a pessoa ideal e no final das contas, todos ficávamos felizes. Só por curiosidade, eu até participei de alguns eventos religiosos dos quais me diverti e gostei, mas nunca fui forçada, muito menos me senti forçada a ir, simplesmente fui por minha total vontade.
Quando for possível faça perguntas por e-mail. Na maior parte das vezes, a entrevista ocorre por Skype e não dá pra fazer isso, mas quando der, vale a pena! ;) Para qualquer coisa profissional, os e-mail podem servir como documentos. Por exemplo, se a família se compromete a deixar a(o) Au Pair escolher os dias de férias que ela(e) vai ter durante o intercâmbio e mudam de ideia sem a aprovação da Au Pair, o e-mail que constava o comprometimento da Host Family pode ser útil. E sabe, vou além, quando for combinar alguma coisa com a Host Family, pode exemplo, sobre os estudos ou o que for, realmente, tente usar o e-mail. Lá vai aparecer certinho como foi a conversa e como ambos lidaram com a situação. E-mail é mara!
Está vendo? Mais simples do que você pensava, não é mesmo? Então, bora ser entrevistada(o).
Quer conhecer um pouco da Rotina com as Kids? Dá uma olhada no vídeo abaixo que eu conto a experiência que tive com duas famílias:
Está vendo? Mais simples do que você pensava, não é mesmo? Então, bora ser entrevistada(o).
Quer conhecer um pouco da Rotina com as Kids? Dá uma olhada no vídeo abaixo que eu conto a experiência que tive com duas famílias:
Aproveitem e se inscrevam no meu canal para ter dicas sobre a Vida de Au Pair, também, curiosidades e informações sobre os Estados Unidos e a Língua Inglesa ;) Basta acessar o link a seguir e clicar em "inscreva-se"
www.youtube.com/c/flaviazayas
Follow me o/
Snapchat: flaviazayas
Instagram: @inglesflaviazayas e @flaviazayas
Facebook: www.facebook.com/flazayas
Follow me o/
Snapchat: flaviazayas
Instagram: @inglesflaviazayas e @flaviazayas
Facebook: www.facebook.com/flazayas
Nenhum comentário:
Postar um comentário