Pesquise neste blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Entrevista de Au Pair na agência.

Depois que escolhemos a agência de Au Pair para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, começamos nosso processo que, em geral, se inicia com a entrevista e/ou teste de inglês. Mais uma vez, essa é uma etapa do processo simples e rápida. Algumas pessoas, eu já percebi, veem isso como um bicho de sete cabeças. Nope nope nope!! Vamos conversar sobre isso e você verá que não tem esse problemão todo.

Entenda que cada agência pode ter suas regras específicas de como essa parte do processo ocorrerá. Neste texto, vou discutir como, em geral, as agências fazem a entrevista, mas tenha consciência que é preciso analisar que cada agência pode ter alguma diferençazinha do que vou falar.

É importante considerarmos que para ser Au Pair é preciso ter experiências com crianças e ter inglês intermediário. A entrevista em inglês e/ou português é, em sua maior parte, com perguntas relacionadas as experiências com crianças, hobbies, planos para o futuro, etc. Ou seja, não tem nada demais. Ainda assim, vou discutir um pouco sobre algumas perguntas, então vou colocar o link no final deste texto sobre exemplos de perguntas em inglês que podem ser feitas na entrevista com agência.



> Perguntas de nível pessoal: É muito comum que a(o) entrevistadora(o) pergunte sobre o que você gosta de fazer nas horas vagas, nos finais de semana, se você já morou sozinha(o), se já viajou para fora do país, quanto tempo já ficou longe dos pais, se estuda e o que estuda, qual o relacionamento que você tem com sua família, O que faria depois que retornasse ao Brasil, etc.

Dicas: Tente ser sincera(o) e falar a verdade e, ao mesmo tempo, reforce suas coisas boas e dê soluções a coisas ruins. Por exemplo, se a entrevistadora(o) me perguntar meu ponto fraco, eu diria que sou ansiosa, mas que tenho tentado meditar, respirar fundo e me conhecer melhor para melhor esse aspecto. Outro exemplo é sobre dirigir, eu tinha minha carteira de motorista há bem pouco tempo quando entrei no processo para ser Au Pair, quando a entrevistadora me perguntou sobre minha experiência com a direção, eu fui bem sincera. Eu disse que tinha minha carteira há pouco tempo, mas que estava praticando, que eu respeitava muito as leis e me importava muito com a segurança. Pronto, eu falei a verdade em tudo e tentei ressaltar algo bom em mim.




> Perguntas sobre o programa Au Pair: qual sua experiência com crianças, há quanto tempo você dirige e se se sente confortável dirigindo nos EUA, se você sabe cozinhar, como lidaria com problemas com a Host Family, como lidaria com a Homesick, etc.

Dicas: Na minha época não tinha essa enxurrada de informações que temos hoje em dia. Aproveitem a quantidade enorme de canais no youtube, grupos nos facebook e blogs que dão dicas show de bola para esses assuntos. Alias, se ainda não conhece meu canal, eu tenho alguns vídeos que tratam sobre esses assuntos www.youtube.com/c/flaviazayas. E, mais uma vez, seja sincera(o) sempre.




> Perguntas sobre segurança: como você lidaria se a criança se machucasse, se tivesse um acidente de carro, se a criança engasgasse, etc.

Dicas: Em casos de emergência real, que alguém pode morrer, é importante ressaltar que você ligaria para o 911 (serviço de emergência dos EUA). Esse número é para qualquer emergência, seja para bombeiro, ambulância, etc.  Nos demais casos, você pode avaliar cada situação se é preciso ir ao médico, ligar para a Host Family, se você mesmo pode resolver a situação, etc.

Algumas respostas "erradas" podem significar a eliminação da Au Pair para ser uma candidata na agência escolhida. Isso não impede da Au Pair procurar outra agência, mas quero destacar o que pode ser um possível causador de eliminação. Quando eu fui entrevistada, a entrevistadora me perguntou se eu já havia ido a um psicólogo e eu respondi que sim. Nesse momento, ela começou a perguntar mais sobre o assunto. Em verdade, eu tinha ido quando tinha uns 7 anos de idade depois da separação dos meus pais. Então, ela entendeu que isso não tinha nada a ver. Mas, se eu ainda frequentasse psicólogo ou psiquiatra porque tenho algum transtorno, isso poderia ser um problema. Veja bem, não estou dizendo que gosto ou aprovo isso, apenas ressaltando que pode sim ser um problema. Afinal, a agência não quer a(o) Au Pair longe do seu país e com problemas sérios emocionais. O programa Au Pair em si não é um mar de rosas. E além disso, a agência não quer se responsabilizar se acontecer algum problema possível. O mesmo vale para problemas de saúde física. Em alguns casos, a(o) Au Pair pode ser eliminado, já que é arriscado para a agência precisar resolver problemas de saúde das(os) intercambistas.

Outras respostas "erradas" podem ser aquelas que indicam que você quer continuar nos EUA ou tem intenção de trocar seu visto quando chegar, ou ainda, que tem intenção de fazer algo que esteja fora do programa.

Por último e não menos importante, pode ser eliminatório responder errado as perguntas sobre emergência. Por exemplo, em uma situação que o carro bateu, todos estão bem, mas o carro está no meio da rua sem possibilidade de se mover apenas dirigindo, pode ser bem arriscado e outros carros podem bater. Por isso, nesse caso, deve-se ligar para o 911. Outra situação é se a criança tiver afogado, além de fazer o CPR (primeiros socorros), é preciso ligar para o 911 também. Enfim, situações que são fatais devem ser comunicadas no 911. Entretanto, imagine que a criança torceu o pé e quebrou o tornozelo. Nesse caso, embora seja uma situação muito ruim e de muita dor, a criança não tem perigo de morrer, então, não se deve ligar para o 911. Simples, né?!

No caso do inglês, já é mais fácil. Se a(o) Au Pair não estiver com o inglês intermediário (o mínimo exigido), pode ser reprovada (o), mas poderá tentar de novo posteriormente.

Não tem necessidade em ficar nervosa(a), a entrevista é algo simples. Por isso, eu recomendo que vocês sejam sinceras(os), fiquem calmos e aproveite para que a entrevista seja um papo gostoso.

Aqui neste link, vocês podem conferir possíveis perguntas em inglês que podem ser feitas nas entrevistas. (logo vou terminar esse post e deixarei disponível para vocês, ainda estou escrevendo sobre as perguntas, acredito que em dois dias já esteja no ar)

E se quiserem mais informações, eu falo sobre entrevistas neste vídeo: Au Pair - Entrevista (perguntas) com a agência. V-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário